Eu sempre adorei estudar outros idiomas, na escola era super empenhada nas aulas de inglês, nem cheguei a fazer nenhum curso ou aulas a parte, fui estudando em casa mesmo, assistindo filmes e séries legendados tentando prestar bastante atenção na pronúncia, e fui construindo meu segundo idioma. Também estudei italiano por um tempo e nunca dei muita bola para espanhol, mas serão meus próximos investimentos.
Há alguns meses atrás, com a vontade de começar a viajar veio a necessidade de treinar mais conversação, destravar a língua, perder a vergonha. Como não tenho muito tempo para fazer um curso fui buscar alternativas na vasta internet. Encontrei alguns aplicativos de conversação bem interessantes e tenho feito bom uso deles quando sobra um tempinho.
O interessante desses aplicativos é que você pode praticar o idioma e trocar informações sobre a cultura de quem está conversando com você, aprendendo e ensinando idiomas a quem interessar.
Vou indicar dois apps que tenho usado e gostado bastante, ambos funcionam para qualquer idioma que você queira aprender.
Hello Talk
É o que eu mais uso, interface simples lembra bastante o whatsapp, você cria um perfil e escreve os idiomas que você fala e os que pretende aprender e o nível de fluência. Seu perfil também conta com um espaço para uma biografia e você pode publicar “Momentos” que são fotos ou frases, para interagir com outros usuários. O meu perfil é sucinto e direto, coloco que meu interesse é conhecer outras culturas, ajudar com português e melhorar a fluência do meu inglês. Também coloquei status de relacionamento com casada, apesar de não se tratar de um app de relacionamento ele é usado por muitas pessoas para isso, então citar no seu perfil seu status evita aborrecimentos. A versão free do app tem algumas limitações, se você quiser estudar mais de um idioma terá que recorrer a versão paga do app.
Minha nota para o app é 10, porque é simples demais, converso com pessoas de diversos países e fiz amizades legais no app!
Tandem
O Tandem é muito parecido com o Hello Talk, eu não uso muito porque a gente acaba se apegando a um app, mas baixei para testar e achei bem bacana. O grande diferencial dele é que você pode compartilhar um interesse específico e se conectar a pessoas com o mesmo interesse, por exemplo, como na foto abaixo, quero conversar sobre Game of Thrones em inglês…, o princípio é o mesmo, você cria um perfil e pode compartilhar nele, como uma rede social. Vantagem desse app é que você pode colocar mais de um idioma para aprender.
Minha nota fica em 8, porque foi bem difícil achar pessoas dispostas a a fazer apenas intercambio de idiomas, a maior parte dos usuários e usuárias que conversei estão usando-o como um app de relacionamento… mas eu não usei ele por muito tempo então não posso concluir com certeza.